ÁGUA E ENERGIA – Usina Biogás PR

--:-- / --:--
AVALIE ESTE PROGRAMA:
0 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 5
Loading...
COMPARTILHE:

Usina paranaense vai produzir biogás a partir de resíduos orgânicos e lodo de esgoto

O Paraná será pioneiro na geração de energia a partir da combinação entre lodo de esgoto e resíduos orgânicos. É que nos próximos dias uma usina dentro focada nesta linha de atuação será instalada em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

O empreendimento, que foi idealizado pela CS Bioenergia – formada pela Sanepar e pelo grupo Cattalini Bio Energia – já recebeu Licença de Operação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e agora aguarda apenas a autorização da Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Após isso, a usina terá capacidade para gerar 2,8 megawatts de energia elétrica, o que seria suficiente para abastecer duas mil residências populares. O processo, conhecido como biodigestão, começa com o recebimento do lodo de esgoto da estação de tratamento e seu armazenamento em um tanque. Paralelamente a isso, são recebidos os resíduos sólidos urbanos, conforme explica o diretor da Cattalini Bio Energia, Sérgio Vidoto:

“No contexto de geração do biogás, o lodo tem muita bactéria e o resíduo orgânico é o alimento para a bactéria. Esta é a combinação perfeita para gerar biogás. Nós conseguimos adotar uma tecnologia em que conseguimos fazer uma separação primária, até mesmo do lixo urbano, separando fração orgânica e restos”.

Ao todo, mil metros cúbicos de lodo de esgoto e 300 toneladas de resíduos orgânicos, que eram descartados diariamente no meio ambiente, devem ser totalmente aproveitados na usina.

LEIA MAIS